PIMENTA: O QUE É? QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS?

A pimenta é um tipo de alimento que encontra-se presente em boa parte das cozinhas dos brasileiros. Mas sua utilidade vai além do uso culinário para dar mais sabor aos alimentos, uma vez que aporta uma série de benefícios para a saúde.

O seu sabor picante é provocado por uma substância chamada capsaicina que pode funcionar com poderoso afrodisíaco para melhorar o estímulo sexual e aportar resultados eficazes de emagrecimento, já que acelera o funcionamento metabólico.

O que a Anvisa fala sobre a Pimenta

Tendo em vista que a pimenta é um componente 100% natural e possui propriedades capazes de aportar uma série de benefícios para a saúde humana, a Anvisa aprova a comercialização de produtos que sejam feitos à base da planta.

anvisa

No entanto, precisamos estar cientes de que existem pessoas que tem alergia a pimenta e nessas instâncias, mesmo que o produto seja natural e esteja aprovação por este órgão, é preciso tomar bastante cuidado para não ter nenhum efeito colateral indesejado.

Suplementos que Possuem essa Substância:

Utilidades da Pimenta

A pimenta conta também com propriedades analgésicas e anticancerígenas e é considerada como um dos melhores termogênicos do mundo, garantindo inúmeros benefícios para a nossa saúde e até mesmo para manter  a boa forma do corpo.

pimenta

Sendo assim, a pimenta deixa de ser útil apenas como tempero de alimentos e se destaca também pela sua capacidade de promover um melhor funcionamento metabólico e contribuir na perda de peso.

Mas as utilidades deste componente não param por aí, uma vez que ela pode ser consumida para inúmeros outros fins, tais como:

  • Perda de peso: as substâncias presentes na pimenta possuem potencial anti-obesidade.
  • Pode ser utilizada para a redução no apetite;
  • Reduz a produção do tecido adiposo;
  • Ação antioxidante;
  • Entre outras utilidades.

Benefícios da pimenta

pimenta

Os benefícios deste componente são conhecidos há milênios e aportam os seguintes benefícios para os seus consumidores:

  • Efeito analgésico: a pimenta interrompe o circuito de dor, porque priva as células nervosas de uma substância P que intervém na transmissão dos sinais de dor pelas terminações nervosas até o cérebro.

  • Ativação do metabolismo:  ativa o metabolismo e acelera o mecanismo de queimar calorias durante algumas horas depois de comer.

  • Controle da glicemia: reduz os níveis de açúcar em nosso sangue.

  • Alívio da congestão: tendo em vista que este componente contrai os vasos sanguíneos do nariz e garganta, também pode ajudar a aliviar a congestão.

Como utilizar a pimenta

Como dito na introdução deste artigo, este componente picante é comumente utilizado para fins culinários, mas também possui uma utilidade medicinal, aparecendo em soluções suplementares para diversos fins, entre os principais para emagrecimento e melhora no desempenho sexual.

pimenta

Recomenda-se que este alimento (com a finalidade medicinal) seja consumido em fórmulas suplementares encapsuladas, pois estas já são desenvolvidas na medida ideal para não acarretar nenhum efeito colateral.

Contraindicações da pimenta

A pimenta é algo que não pode ser consumido por crianças, ou pessoas que tenham problemas de pele sensível, uma vez que o seu consumo em excesso pode causar irritações séria, incluindo queimaduras.

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.