Entrar
Novo no Literal? Registre-se
CONCURSO: Seu conto em revista
Redação, Rio de Janeiro (RJ) · 4/5/2009 · 58
O conto mais votado no Portal Literal, até 28 de maio, será publicado no número de estréia da revista. Participe!


Os membros do coletivo de blogs Caroço estão criando uma revista homônima, a ser publicada pela editora Multifoco. O primeiro número trará, além de traduções de inéditos de Turgueniev, uma entrevista com Eumir Deodato, a poesia de Henrique Rodrigues, e um conto escolhido dentre autores cadastrados no Portal Literal.

A proposta dos editores da revista é escolher o conto mais votado no Portal Literal, durante o período de 28 de abril e 28 de maio, e publicá-lo no número de estréia da revista. O conto deve obedecer às seguintes regras:

Para participar, basta publicar um de seus contos inéditos (em publicações impressas e sites colaborativos; blogs, não há problema) no Banco de Cultura do Portal Literal, fazendo constar do título, além do nome do seu conto, a palavra CONCURSO, incluindo concurso em minúsculas também como tag. Cada conto concorrente deve ter no máximo duas laudas.

Participe!


tags: literatura


 
Opa! Tem limitação de quantidade de contos por autor?
Abraço!

Alessandro Garcia · Porto Alegre (RS) · 5/5/2009 21:57
Estou no páreo!

Beatriz Vieira · Criciúma (SC) · 7/5/2009 12:22
Caros leitores:

Apenas um conto por autor!



Portal Literal 2.0 · Rio de Janeiro (RJ) · 7/5/2009 18:13
como funiona a votação? quem pode votar nos contos?

lg · Brasília (DF) · 10/5/2009 23:46
Caro Luiz,

podem votar todos os membros cadastrados do Portal Literal, leitores, colaboradores e editores.

abs

Portal Literal 2.0 · Rio de Janeiro (RJ) · 11/5/2009 00:00
Já enviei meu conto...boa sorte para todos!!

Helen De Rose · Sorocaba (SP) · 12/5/2009 12:58
inédito se refere a publicação impressa o também inclui contos publicados em blogs e sites colaborativos?

claudia rangel · Vitória (ES) · 14/5/2009 09:38
Caudia Rangel: inédito em publicações impressas e sites colaborativos; blogs, não há problema.

Portal Literal 2.0 · Rio de Janeiro (RJ) · 14/5/2009 10:39
- Uma Parte Pudenta - do Vinícius disparou em votos...
Boa sorte pra todos!

Ana Maria Chagas · Rio de Janeiro (RJ) · 14/5/2009 13:35
http://www.portalliteral.com.br/banco/texto/concurso

O titulo correto e:

CONCURSO "Curto-circuito" O Vagalume

Poderiam corrigir para mim?

Obrigado

victorvapf

victorvapf · Belo Horizonte (MG) · 14/5/2009 14:27
http://www.portalliteral.com.br/banco/texto/concurso

Continuo sem o titulo...Na passagem para publicação, o titulo do texto sumiu...Se nao der para consertar, favor deleta lo...

Grato

victorvapf

victorvapf · Belo Horizonte (MG) · 14/5/2009 18:02
como consegui passar tanto tempo sem aparecer?
retornei e adorei as novidades.

Rosangela Primo · Fortaleza (CE) · 15/5/2009 09:18
Rosangela querida,

bem-vinda de volta ___o___



j. · Rio de Janeiro (RJ) · 15/5/2009 14:03
Oi, Victor,

provavelmente deu problema no seu título por conta das aspas. Vou testar com e sem aspas, pode ser?

abs

C.

j. · Rio de Janeiro (RJ) · 15/5/2009 14:04
Cecilia, obrigado!

Ja ta beleza!

Beijos

victorvapf · Belo Horizonte (MG) · 15/5/2009 15:29
obs.: qualquer colaborador pode editar suas próprias colaborações; o ícone de um LÁPIS que aparece abaixo do título serve para isso. Basta estar conectado ao site com sua identidade de cadastro.

Portal Literal 2.0 · Rio de Janeiro (RJ) · 15/5/2009 15:45
Olá Cecília, estou com uma pulga atrás da orelha sobre o concurso. Vocês tem acesso a quantidade de novos membros durante o período de votação, sobretudo de perfis sem dados, fotos, comentários? A minha pergunta é maliciosa sem dúvida, no entanto, acompanhando os resultados da minha participação e de outros participantes fiquei intrigado quando, mandando avisos da minha publicação, encontrei vários novos participantes com as características acima. Como disse Ana Maria Chagas, em algum momento meus votos dispararam, embora ache isso bom, fiquei com a tal pulga sobre a possibilidade de criação de perfis para votar em si mesmo. Não fiz e não vou fazer, mas gostaria de saber se vocês tem acesso a esse tipo de informação, seria ótimo, daria transparência total se fosse possível o acesso - ainda que apenas por parte de vocês - de quem são os membros que votaram nos contos, ao menos do que vier a ficar em primeiro. Mandei nas minhas mensagens para as pessoas, um texto dizendo que acredito ser esse concurso uma boa oportunidade criada pelo portal e pelo "Caroço", ainda que ache também impossível saber qual é o melhor conto, tendo esses tantas diferenças de natureza. Disse também que com as observações feitas, ainda assim gostaria de ser lido e quem gostasse saberia o que fazer. Mesmo não contaminado pela neurose normal alguma outra me pegou, e embora acredite nas diferenças de natureza como disse e consciente da precariedade da minha escrita, imagino que minha dúvida seja pertinente. Pois bem, não é sem constrangimento que levanto tal hipótese, mas também não é sem desconfiança, inclusive da minha imaginação. Volto a dizer que essa mensagem só está aqui por causa dos novos perfis que encontrei. A mensagem de Ana Maria Chagas me chamou bastante atenção, depois de ler escrevi isso, também para deixar claro que não conheço pessoalmente ninguém do site e nunca convidei pessoas do meu convívio a participar (não por pudor e sim por preguiça). Um abraço, Vinicius.

--- · Teresópolis (RJ) · 15/5/2009 19:14
Oi Vinicius
Eu quis fazer um elogio ao seu conto.
Foi uma brincadeira...
Desculpe!
Na verdade, mesmo participando, estou votando nos outro contos que estão participando e que gostei muito.
E um dos participantes também votou no meu, por ter gostado..rs
Sou novata demais na arte de escrever e estou adorando poder trocar textos e conhecer pessoas tão interessantes.
Mais uma vez , me desculpe o comentário que de maneira nenhuma tinha outra intenção do que comemorar o seu sucesso, ok?
Abração

Ana Maria Chagas · Rio de Janeiro (RJ) · 15/5/2009 20:43
Oi Ana Maria. Estou me perguntando: "Por que ela me pede desculpas?" Nem sei lidar com isso. Quanto a ser novata na arte de escrever, também não sei o que dizer. Quanto a você estar conhecendo pessoas interessantes, isso eu sei que é legal. Obrigado por comemorar o que você chama de meu sucesso. Retribuo o abraço e penso que seria mais interessante pensar no que eu escrevi como algo que chamou atenção para o que eu já estava pensando. Acho que toquei num ponto estranho e provável de gerar desconforto, mas existem outras formas de ver isso, mais simples. Será que é possível criar um perfil falso para obter vantagem na votação? A sua mensagem apenas me incentivou em expor isso, eu expus. Desconfiando dos outros pensei que isso poderia ser apontado para mim também, por isso perguntei se é possível este controle pelas pessoas que estão organizando o concurso - e ser antipático, trazendo aporrinhações, essa a parte chata - diante disso não entendo porque você me pede desculpas. Um abraço, Vinicius.

--- · Teresópolis (RJ) · 15/5/2009 21:49
Então desculpe pq pedi desculpa...rs
ô Vinicius...é que achei que vc não tinha gostado do comentário que fiz.
Mas o seu questionamento é interessante.
Vamos ver o que os organizadores vão responder.
Abçs

Ana Maria Chagas · Rio de Janeiro (RJ) · 15/5/2009 22:18
enviei um conto ... De provolone a mortadela... e não o localizo no site...

Pedro Galuchi · São Paulo (SP) · 16/5/2009 15:07
Caro Vinicius,

temos um procedimento para identificar eletronicamente eventuais perfis diferentes criados por um mesmo usuário, quando os utilizam apenas para votações em suas próprias colaborações. Explicar o procedimento e dizer publicamente no site como e quando ele é aplicado seria entregar o ouro ao bandido, concorda? Creio que basta garantir que estamos atentos quanto a isso e, quando se torna um problema, tomamos as providências.


j. · Rio de Janeiro (RJ) · 16/5/2009 15:07
Oi Cecília. Obrigado pela atenção ao que levantei anteriormente.
Outra coisa:
Acredito que a palavra "pudenta", que usei no título do meu conto, não exista. Devo ter pensado em pudente e sem me atentar a palavra "pudenda", devo ter escrito "pudenta", tudo bem... É possível mudar?
Achei bom explicar e corrigir se possível. Não sendo possível corrigir, tudo bem também...

Obrigado, Vinicius Senna


--- · Teresópolis (RJ) · 17/5/2009 18:10
Sobre editar sua colaboração 9título ou qualquer outro elemento do texto):

http://www.literal.com.br/ajuda#editar-minha-colaboracao

Qualquer usuário cadastrado no Portal Literal pode editar suas próprias colaborações na fila de edição ou já publicadas; o ícone de LÁPIS que aparece abaixo do título serve para tal. Basta estar conectado ao site com sua identidade de cadastro, clicar no ícone do lápis e aparecerá o formulário para edição.



j. · Rio de Janeiro (RJ) · 17/5/2009 18:33
Terceira vez, em pouco tempo, que uso esse espaço, virei chato. O LÁPIS que eu encontrei no meu perfil não me deu acesso a "colaboração". Já percebi a mudança na "apresentação" do conto, provavelmente feita por vocês. No entanto, não consegui chegar no arquivo pdf. Realmente obrigado, me impressiona a rapidez das respostas. Releve a minha constância por aqui, talvez eu nem seja chato. Um abraço.

--- · Teresópolis (RJ) · 17/5/2009 20:51
Cecilia, os destaques para as obras que concorrem ao Concurso sao dados de que maneira?
Por votos conseguidos? Todos tem a mesma oportunidade de aparecer, etc...

Agradeco a informacao, que sei, sera util a todos que concorrem.

Quando aos pedidos para votar, creio que alguns dizem que nao pedem, mas lendo os comentarios vejo que foram feitos pedidos...Quem pede entao? Desculpe minha ignorancia...

Beijos

victorvapf · Belo Horizonte (MG) · 18/5/2009 19:34
Quanto (corrigir)

victorvapf · Belo Horizonte (MG) · 18/5/2009 19:48
Caro Victor,

não vejo como poderíamos controlar o desejo de as pessoas pedirem votos, bem como o desejo de votar de outras pessoas, naquelas que os solicitam. Mas não há de ser isso que vai causar a vitória de um ou de outro sobre quem não tenha pedido votos. Temos um voto que considero importante, mais que números: Heloisa Buarque de Hollanda, curadora do site. Pode ser acionado se os que angariam votos, feito políiticos, levar à vitória de um candidato mais votado do que apreciado ou lido.

Quanto ao destaque:

O fluxo de colaborações passa por um sistema de ordenação por votos e critério de relevância. As colaborações mais votadas entram no site em destaque, ordenadamente [e neste caso, saem de destaque conforme passam os dias e outras colaborações são votadas]; as não-votadas, ainda que não sejam publicadas, permanecem no perfil dos colaboradores que as submeteram. Assim, é possível visualizar com clareza o responsável por cada contribuição e também a interação entre os colaboradores.


j. · Rio de Janeiro (RJ) · 18/5/2009 19:55
Cecilia, obrigado pela uteis explicações ...

Victorvapf

victorvapf · Belo Horizonte (MG) · 18/5/2009 20:09
Oi Cecília. Gostaria de cancelar a minha participação no concurso "Seu conto em revista" e também remover o meu perfil do portal. Como faço isso? Ou vocês fazem?
No início da minha participação no portal recebi mensagens que me estimularam pela minha displicência, com o concurso entendi melhor o funcionamento. Quando comecei a baixar os textos de outros, me atentei para os seus comentários e trocas de gentilezas. Com o fluxo de participantes no meu perfil e depois de comentários feitos por mim entendi estar fazendo parte de algo que não me interessa. Mesmo não falando em votos nas mensagens que enviei, comunicando a minha participação, eu tinha óbvio interesse em ser lido, assim como me agradaram os votos. No entanto, lendo o retorno das mensagens encontrei algumas que parecem ser a resposta a um simples pedido de voto e outras várias que são produzidas em série, algo constrangedor no meu entendimento. Enviar um convite para leitura igual para várias pessoas é bem diferente de receber comentários políticos. Sei que na maioria das vezes as coisas são assim, mas gosto de não fazer parte na maioria das vezes.
Embora entenda a relevância da curadora, citada acima por você, não vejo como isso modifica a estrutura de colaboração do site. Em última instância a colaboração é feita pelos diversos colaboradores, os quais em sua grande maioria não me interessam pela forma com que alimentam a estrutura de retribuição, da qual, como disse não quero fazer parte.
Obrigado pelo espaço utilizado até aqui. Vinicius Senna


--- · Teresópolis (RJ) · 18/5/2009 22:48
Postei um conto agora.Isso significa que estou participando do concurso?

------ · São Paulo (SP) · 19/5/2009 13:18
Cara Anne:

Leu as regras acima postadas no blog para partitipantes do concurso?

j. · Rio de Janeiro (RJ) · 19/5/2009 21:31
Concordo em parte com um dos comentários de Vinicius Sena. Uma pena ele ter se retirado do concurso por causa de uns poucos colaboradores sem noção. Espero que ele volte atrás na decisão.

Apesar de Vinicius criticar absolutamente tu-do, tocou num ponto que me incomoda também:

Usuários como Gustavo Dourado, por exemplo, escrevem "Lido e apreciado" e coisas do gênero nos comentários abaixo de obras nas quais votam só para fazer auto-propaganda e pedir votos. Aí acho que é uma questão de... semancol. Pra que fazer isso num artigo ou no banco de cultura do Portal é só um jeito de fazer propaganda do próprio blog...

Eu e outros usuários que têm se manifestado aquino blog da redação já notaram isso. Não agrada a ninguém. discutir literatura, ou um artigo sobre literatura, tudo bem... mas auto-propaganda EM MASSA é inconveniente.


B. · Alemanha · 19/5/2009 21:36
Que este espaço sirva menos aos marketeiros de seus versos e mais à troca de experiências literárias!

Chega de auto-propaganda exagerada.

---------- · Rio de Janeiro (RJ) · 19/5/2009 21:57
QUE O PORTAL LITERAL CONTINUE SENDO UM ESPAÇO DE TROCA INTELECTUAL COMO SEMPRE O FOI, SEM A AUTO-PROPAGANDA DE QUEM VOTA SÓ PRA DEIXAR LINK DO PRÓPRIO BLOG!

---------- · Rio de Janeiro (RJ) · 19/5/2009 22:05
Anton,
concordo com você. É preciso que os autores que aqui se cadastram e submetem suas colaborações tenham o bom senso para notar que terão mais benefícios em tratando suas obras com respeito pelo que elas representam em termos artísticos do que simplesmente votando uns nos outros só para crescer na pontuação ou fazer propagandinha de blog.


B. · Alemanha · 20/5/2009 13:49
B.,

fico feliz que finalmente esta discussão tenha chegado ao Portal Literal. Alguns usuários deste site trabalham feito políticos, trocando favores e elogios, sem sequer ler seus textos, somente pra fazer boa figura e receber mais votos daqueles de quem puxam o saco.





---------- · Rio de Janeiro (RJ) · 20/5/2009 14:16
Oi Cecília. Errado eu estar aqui. Também acho. Pedi o desligamento da minha participação no concurso e o cancelamento do meu perfil, fui prontamente atendido (verificando meu acesso apareceu a mensagem "este perfil foi banido", achei hilário ser banido quando se pede desligamento, por isso preciso bater palmas). No entanto, continuo recebendo e-mails do site, mensagens chegadas ao meu perfil (banido). Para atalantar mais meu entendimento , quando fui ver qual é... estou aqui dentro do banimento. Agora é um problema metafísico? Acho que não. Acredito que seja algum desvio eletrônico. De qualquer forma gostaria de voltar ao meu "banimento". Valeu, Vinicius. Abraço.

--- · Teresópolis (RJ) · 20/5/2009 18:03
Caro Vinicius,

nunca recebemos de colaborador algum um pedido de desligamento total do site. Vou entrar em contato imediatamente com a equipe responsável pela tecnologia do site e pedir que o retirem.



j. · Rio de Janeiro (RJ) · 20/5/2009 18:35
Que os comentários inoportunos e a politicagem com troca de votos acabe. Sucesso ao concurso!

alice · Rio Grande (RS) · 20/5/2009 19:59
Puxa, quanta discussão.Bem, além de criticar esses pedintes de votos que ficam mandando mensagens, gostaria de pedir também que mudassem o repertório nos contextos (principalmente de contos) que tenho percebido está cheio de erotismo, muitas vezes vulgar..
Vamos relembrar grandes contistas Cortázar, Poe , Machado e tantos outros..
Saudações

Beatriz Vieira · Criciúma (SC) · 21/5/2009 10:26
Redação:
Parabéns!
Lido e apreciado
Votado
Abs
Gustavo Dourado
www.gustavodourado.com.br

gustavodourado · Brasília (DF) · 21/5/2009 12:18
VOTADO?! rsrsrs

O blog não é seção que receba votos, Gustavo.

B. · Alemanha · 21/5/2009 14:42
rsss...
B
Obrigado...
Corrijo
Lido e apreciado...
Ou da melhor maneira como vc queser...
Saúde
Prosperidade
Abs
Gustavo Dourado
www.gustavodourado.com.br

gustavodourado · Brasília (DF) · 21/5/2009 15:53
B:
Só para você saber:
Não faço parte do concurso e não estou em competição com ninguém...
Convido você a ler algum texto de minha autoria e fico disponível para ler os seus aqui
http://www.portalliteral.com.br/colaboracoes_publicadas/gustavodourado
ou no meu email
gustavodourado@yahooo.com.br
A propósito, leia o meu texto sobre o Aquecimento Global...Tudo de bom para você...

gustavodourado · Brasília (DF) · 21/5/2009 15:57
Quiser, digo...
Aguardo os seus textos para eu apreciar e dar o meu ponto de vista...
Se lhe for apropriado, leia os meus textos...
É para isso que estamos aqui:
Para lermos e sermos lidos....
Com ética e respeito...
Att
Gustavo Dourado

gustavodourado · Brasília (DF) · 21/5/2009 16:00
Gustavo, obrigado pelo comentario e destaque na sua vinda espontanea ao meu texto! A gente fica feliz sabendo que foi visitado com espontaneidade o que valoriza sobremaneira o trabalho da gente. Eu tambem visito os textos que gosto, deixando meu comentario.O reconhecimento cultural e mil vezes mais importante, os votos são uma consequencia...
O concurso que esta em curso não resta m duvidas que estimula pedidos de votos, mas a comunidade sabe no fundo que e uma maneira saudavel de comunicar, ficando a parte critica para todos nos, que somos responsaveis pelo conteudo apreciado. Muitos sites sao levados erroneamente a fazerem mudanças para acabar com esta concorrencia por pontos, mas as mudanças se apresentaram desastrosas com a fuga de muitos colaboradores importantes esvasiando o site que outrora era bom...Espero que este espaço se mantennha firme na sua estrutura, nao se deixando levar por comentarios que aparecem mais para tumultuar do que pra ajudar.Eu pelo menos estou me afastando de outro site, porque ficou totalmente desmotivado e estou publicando aqui o que retirei de la! Portanto, graças a voces estou publicando meus simples textos aqui, mas ineditos.
Obrigado amigo e nao se preocupe com opinioes contrarias,

abraços

(Resposta em agradecimento ao comentario espontaneo feito em meu texto ( ZELINDA) que o Sr Gustavo fez, ao meu trabalho, uma vez que nao foi pedido, alias como deve ser feito.
Me senti na obrigação de registrar este fato por uma questão de consciencia)

abraços




victorvapf · Belo Horizonte (MG) · 22/5/2009 09:27
Victor:
Agradeço as suas palavras...
Estou aqui para ler e apreciar as obras de autores e autoras do Literal. Sempre é uma grande alegria ter a oprtunidade de ler e conhecer novas idéias e poder contribuir com a publicação e divulgação dessas obras...
Parabéns aos(às) Literautas...
Abs
Gustavo Dourado
www.gustavodourado.com.br


gustavodourado · Brasília (DF) · 22/5/2009 21:09
Ola. Foi com grande surpresa e triste constataçao que verifiquei que um texto meu esta sendo plagiado, na INTEGRA, nesse portal e esta participando desse concurso, que pelo jeito, nao pode MESMO ser levado a serio. Gostaria que fossem tomadas providencias a respeito. Aqui vai o endereco do plagiador:
http://portalliteral.com.br/perfis/decio-caminhone

Tem outros textos nesse mesmo local que sao de colegas meus da turma de criacao literaria da AIC. Belo Portal....

melitarosa · São Paulo (SP) · 23/5/2009 10:08
Cara Melitarosa,

compreendemos que esteja consternada com a ocorrência de plágios - não está mais insatisfeita e surpresa com isso do que nós. Porém, acusar o Portal Literal pelos delitos cometidos por autores desonestos e pedir que sejam tomadas providências ao mesmo tempo em que critica duramente o concurso é, além de contraditório, mal pensado: somos uma equipe cuidando de um Portal INTEIRO, não somente de um concurso, e este Portal é colaborativo. Fôssemos mais de cem pessoas somente na equipe, ainda assim não nos seria possivel adivinhar quem e de onde se plagiam textos. Contamos com nossos colaboradores, os que o saibam fazê-lo com boa vontade e elegância, para que nos ajudem a combater esse tipo de problema. Porque o Portal é feito por nós... e também por vocês.

Recomendo-lhe uma leitura que talvez a ajude a refletir sobre a maneira como se dirige publicamente aos colegas de Portal e a nossa equipe: http://www.portalliteral.com.br/artigos/a-life-in-letters-uma-vida-em-cartas


j. · Rio de Janeiro (RJ) · 23/5/2009 13:35
Quais são as regras editoriais e de convivência observadas para a participação no Portal Literal?

São basicamente as mesmas regras de colaboração e civilidade essenciais ao convívio em qualquer ambiente coletivo, virtual ou real:

Observar a proposta editorial do site e a seção adequada para a publicação de cada conteúdo.

Não publicar colaborações ou comentários que contenham violações aos direitos de terceiros, sejam autorais ou de outra natureza, bem como não é permitida a publicação de manifestações de intolerância ou que caracterizem a prática de spam, como comentários com links para colaborações em votação ou propagandas descontextualizadas.

Manter os padrões de civilidade e respeito na participação em todos os espaços de diálogo disponíveis no site.

Agir com ética e boa-fé em relação aos mecanismos de funcionamento da comunidade do site, prestando informações fidedignas em seu registro; publicar, votar e comentar de maneira coerente e construtiva; ajudar a promover a diversidade e a qualidade no conjunto das colaborações publicadas e destacadas.


Portal Literal 1.0 · Rio de Janeiro (RJ) · 23/5/2009 14:45
É como comentei, em mensagem privada com o nosso colaborador Paulo Vinicius, que teve um de seus textos plagiados, "o sucesso vem a quem produz sua arte com disciplina e amor pelo ofício da escrita; um plagiário jamais receberá as glórias que estão guardadas para o senhor e seus demais colegas, que temporariamente foram prejudicados pelo usuário já banido."

Boa sorte a todos no concurso!

Ciça · Rio de Janeiro (RJ) · 23/5/2009 15:03
Parabéns ao Literal pelo banimento dos plagiários...
No texto Cordel do Plágio critico duramente essa prática pirata e parasitária...
Quem plagia, não tem ética, mente e não se respeita e não respeita o trabalho dos outros...
Plágio é crime...
Gustavo Dourado
www.gustavodourado.com.br

gustavodourado · Brasília (DF) · 23/5/2009 21:01
Muito bom este espaço,

meus parabens !!

André de Aviz · Peixe-Boi (PA) · 25/5/2009 10:52
Eu enviei ontem um conto seguindo todos os requisitos e até agora ele não apareceu na fila de votação.

O que aconteceu?

Raul Galhardi Pinto · São Paulo (SP) · 27/5/2009 11:05
Olá!
Sou nova por aqui e não estou conseguindo publicar nada, alguém pode me ajudar?
Obrigada,
Carla Giffoni

carlagiffoni.blogspot.com · Rio de Janeiro (RJ) · 27/5/2009 14:30
Carla,

temos uma página com explicações sobre o funcionamento do site: http://portalliteral.terra.com.br/sobre.

Ciça · Rio de Janeiro (RJ) · 27/5/2009 18:08
Ou melhor: http://portalliteral.terra.com.br/ajuda

Ciça · Rio de Janeiro (RJ) · 27/5/2009 18:09
Adicione seu comentário: para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Portal Literal, e adicione seus comentários em seguida.



visite nossa seção de perguntas mais freqüentes



Termos de uso | Expediente | Privacidade | Alerta
Salvo indicação em contrário, todo o conteúdo (c) 2009 Portal Literal e seus autores